Soldagem de argônio próprias mãos

Soldagem de argônio próprias mãos

aço inoxidável, cobre, titânio, alumínio, bronze e outros metais ferrosos e ligas de aço - todos estes metais, dos quais apenas os detalhes não vai soldar. Mas, na vida existem situações diferentes: é necessário para soldar tubos de aço inoxidável, as peças do carro de alumínio ou um rolo soldada longe perna de uma estátua de bronze. Para metais listados acima requerem uma abordagem especial - soldagem a arco de argônio, o trabalho em que são caros, se não é bonito "morder" quando encomendá-los a partir de um especialista. Então surge a questão dos proprietários, e se é possível soldar com argônio suas próprias mãos e que ele precisa. Se você nunca cozinhou nada, não é estritamente necessário para começar a soldagem de metais não-ferrosos, que era muito demorado e complexo processo é projetado para uma certa habilidade e experiência profissional. Mas se a experiência da soldagem a arco convencional está disponível e você está confiante em suas habilidades, em seguida, as informações contidas neste artigo é para você.

  1. Soldagem de argônio: tecnologia e princípios comuns
    • tecnologia de soldagem TIG
  2. O que é necessário para a soldagem com argônio
  3. Vários modos de soldadura árgon
    • Propriedades de solda de alumínio
    • Características soldagem de cobre
  4. Argon soldagem a arco: as vantagens e desvantagens
  5. Soldagem de argônio: video - instrução

Soldagem de argônio: tecnologia e princípios comuns

Soldadura de árgon é uma soldadura híbrido eléctrico (arco) de soldadura e gás. Na tecnologia de solda elétrica é semelhante ao utilizado pelo arco, e gás - como o uso de gás e soldagem trabalho.

O arco é uma fonte de calor, que derrete a borda de metal, que ocorre devido à soldagem.

Mas por que precisamos de gás argônio? O facto é que, quando a soldadura de metais não-ferrosos e de ligas de aço através da reacção com oxigénio são oxidados, quer como eles afectam negativamente outras impurezas que se encontram no ar, porque este costura é obtido bolhas cheias frágeis, e alumínio, por exemplo, geralmente queima oxigênio. Para proteger de metal a partir dos efeitos de várias impurezas e gases utilizados gás inerte é árgon. Este gás é 38% mais pesados ​​que o ar e, por conseguinte, facilmente e rapidamente desloca o oxigénio a partir da zona de soldadura e de forma fiável isola o banho de trabalho a partir de qualquer influência do ambiente. fornecimento de gás raiz para a área de solda deve ser de 20 segundos antes da ignição do arco e terminar após 7 - 10 segundos após o desligamento. Árgon dificilmente reage com o metal de base e outros gases na área do arco assim chamado inerte. Mas há algumas nuances na soldagem na polaridade inversa de árgon átomos de electrões são facilmente separados, deste modo todo o árgon transformado num plasma electricamente condutora.

Princípio da soldagem TIG

Soldadura pode ser levada a cabo com árgon como um eléctrodo consumível e um não consumível, como o eléctrodo de tungsténio final é utilizado, uma vez que este material é extremamente refractário. Faz lâmpada de filamento de tungsténio. O diâmetro e o material do eléctrodo é completamente dependente de metais de liga, estes valores podem ser facilmente encontrados nos manuais.

Existem três tipos de solda TIG:

  • RAD - uma soldadura manual com árgon eléctrodo consumível.
  • AMA - automatic Soldadura de árgon usando um eletrodo consumível.
  • AADP - automatic Soldadura de árgon usando um eletrodo consumível.

Se você estiver procurando por um dispositivo pronto para soldagem com arco de argônio de tungstênio, procurando dispositivos TIG (Tungsten Inert Gás (soldagem)). É designado como tungsténio soldadura soldadura de gás inerte.

tecnologia de soldagem TIG

tocha árgon

Qual é a tocha de soldadura com argônio? Seu coração é um eléctrodo de tungsténio não consumível, que deve exceder o corpo do queimador de apenas 2-5 mm, sem mais. O diâmetro do eléctrodo é escolhida de acordo com a tabela com base nos parâmetros de materiais soldados. Dentro do queimador tem um suporte que pode inserir e fixar o eléctrodo de qualquer diâmetro desejado.

eléctrodos de tungsténio

Em torno do eletrodo estiver gasto bocal cerâmica, da mesma, e o gás fluirá argão durante a soldagem.

Para soldagem precisamos fio de enchimento a partir do mesmo material que as peças soldadas, o seu diâmetro é escolhido de acordo com as tabelas.

Considere o princípio de funcionamento de um argônio soldagem manual, e quando o queimador, e o fio de enchimento estão nas mãos de soldador.

Antes de iniciar o trabalho, a superfície das peças a serem soldadas devem ser limpas de óxidos, sujidade e gordura. Isso pode ser feito mecanicamente ou quimicamente.

O primeiro passo na peça de trabalho é alimentada chamado "massa", como em um arco de soldadura convencional. Se os itens são muito pequenas, ele pode ser aplicado a uma mesa de ferro ou banheira. fio de enchimento no circuito eléctrico não é activado, ele será fornecido separadamente.

A mão direita do soldador deve tomar o fio tocha e enchimento para a esquerda. O queimador deve ser botão atual e fornecimento de gás, desligar o fornecimento de gás com antecedência por 20 segundos. A força atual é selecionado dependendo dos materiais a serem soldadas ou na experiência pessoal através de tentativa e erro. Omitir o eléctrodo de maçarico tão perto quanto possível da superfície do metal soldado, a distância ideal de 2 mm. Um arco eléctrico ocorre entre o eléctrodo de ponta e o metal, que derrete as partes da borda a ser soldado e o fio de enchimento.

Como é soldagem com argônio: Foto - exemplo.

Soldagem de argônio com suas mãos Photo

argônio soldagem de tubos

Importante! Um eléctrodo de tungsténio não consumível deve ser mantido o mais próximo da superfície do metal a ser soldada, a fim de criar o arco mais curto. Quanto maior for o arco, quanto menor for a profundidade de penetração de metal e costura mais larga e menos esteticamente. Quando um grande aumento de tensão do arco e deteriorou a qualidade da solda.

conduzindo lentamente maçarico ao longo da costura, fazendo com que haja movimentos transversais, o soldador deve gradualmente alimentado fio de enchimento. É até a qualidade habilidade mestre e precisão da solda resultante dependerá.

Importante! fornecimento abrupta de fio de metal de enchimento conduz a salpicos. Portanto, deve ser alimentado sem problemas e com precisão alcançada que apenas prática. É melhor localizar o fio de enchimento em frente do queimador segundo um ângulo para a superfície da solda, sem fazer movimentos transversais. Isso irá garantir uma costura suave e estreito.

soldagem a arco de argônio

Note-se que a ignição do arco de soldagem eletrodo consumível não pode ser feita por tocar na peça de trabalho. E aqui estão as razões:

  • Alta árgon ionização poço de potencial não permite ionizar o intervalo entre as superfícies a serem soldadas e o eléctrodo, devido à faísca do toque. Na soldagem com eléctrodo consumível a situação é um pouco diferente: depois de tocar a superfície do eléctrodo na zona de cozimento não par de ferro, cujo potencial de ionização é muito (2,5 vezes) menor do que a atmosfera de árgon, e permite para inflamar o arco.
  • Uma vez que o eléctrodo de contacto soldados a superfície de metal, que está contaminado.

Por ignição do arco durante a soldagem com eléctrodo de tungsténio não consumível árgon oscilador é usado, o qual é ligado em paralelo à fonte de energia.

oscilador Leva o eléctrodo de alta frequência de impulsos de alta tensão, através da qual ionizado lacuna arco. Se a frequência de rede é tipicamente 55 Hz e 220 V, o oscilador converte-os, e fornece a tensão de 2000-6000 com frequência 150-500 kHz. Isto torna mais fácil para inflamar eletrodo.

O que é necessário para a soldagem com argônio

O que é necessário para a soldagem com argônio

TIG dispositivos suficientes usuais para soldagem a arco, mas ele pode ser atualizado ou complementados com outros elementos necessários. Considere o que precisamos para a soldagem em argônio:

  1. Transformer. transformador de soldadura convencional adequado, o qual é utilizado para a soldadura de arco com tensão de circuito aberto de 60 - 70 V. É claro, a sua espessura deve corresponder às características tecnológicas do processo.
  2. contator de potência, que fornecerá a tensão de soldagem para o queimador.
  3. Oscilador. Para o que é, já descobriu.
  4. O dispositivo, que irá regular o tempo de sopro de árgon. Porque temos de acendê-lo com antecedência, e que, após a conclusão da soldadura e é fornecido até mesmo segundos 20. Para este atraso e deseja um controle.
  5. Burner para a soldagem de argônio.
  6. Cilindro de argônio, sempre com uma engrenagem de redução.
  7. eléctrodos de tungsténio, varetas exigido diâmetro.
  8. Um transformador auxiliar que é usada para dispositivos de comutação de potência.
  9. Rectificador para dispositivos de comutação de tensão CC de 24 V de fornecimento
  10. Electrogas válvula (24 V DC ou 220 V CA).
  11. O relé on-off do oscilador e o contactor.
  12. filtro indutivo e capacitivo, o que é necessário para a protecção do pulso transformador de soldadura (alta tensão) enviada pelo oscilador.
  13. Um amperímetro para medir a corrente de soldadura.
  14. Bateria de carro (55-75 Ah), trabalhando ou com defeito não importa. É incluído em série no circuito eléctrico para reduzir a componente de DC, que inevitavelmente ocorre quando soldadura AC (em mais pormenor na literatura).
  15. óculos de solda.

Todos os elementos deste esquema você pode comprar no mercado e levantar as mãos, ter uma solda caseiro com argônio, mais circuitos pode ser muito melhorada se tenha o conhecimento adequado.

TIG

também define TIG Ele pode ser comprado no conjunto final, eles se conectam um cilindro de gás, tocha, aterramento e controles queimador eo suprimento de gás. O preço destes dispositivos começam em 250 USD

Vários modos de soldadura árgon

Para melhor soldadura de metal de solda é necessário escolher o modo correcto.

polaridade e direção atual devem ser seleccionados com base nas propriedades de metais soldadas. aço básico e ligas são soldadas a uma corrente constante tendo uma polaridade reta. De alumínio, berílio, magnésio e outros metais não ferrosos para uma melhor soldadura de inversão de polaridade ou corrente alternada, que contribui para uma desagregação mais rápida do filme de óxido. Durante a soldadura DC é a geração de calor desigual no ânodo e cátodo de 70% a 30% do ânodo e do cátodo. Para reaquecer eléctrodo mínimo e, assim, é bom que o produto é derretido, usar uma polaridade linear.

soldagem TIG modos de titânio

Importante! Ao soldar com a alternância de oscilador atual após o arco iluminado torna-se o modo de estabilizador. Para evitar a desionização do lacuna arco durante a inversão de polaridade e para assegurar arco queima constante, o oscilador fornece impulsos para o arco no momento da inversão da polaridade.

corrente de soldadura escolhido de acordo com as propriedades e tamanho das peças metálicas soldadas, bem como eléctrodos. Selecione a força atual pode ser de tabelas na literatura de referência, e pode ser empiricamente.

fluxo de árgon Ele depende da velocidade de alimentação e a velocidade do fluxo de ar de arrastamento. Se a soldagem é feito sem um projecto, o consumo vai ser dentro de casa mínimos. soldadura sob forte vento cruzado requerem aumento em distância entre o eléctrodo e o material, uma vez que o fluxo de ar pode suportar de árgon, em seguida, as superfícies de metal são desprotegidas. Em tais casos, são utilizados bicos especiais (confundidor) com redes de malha fina.

Além disso a mistura de gás de árgon, são por vezes adicionadas oxigênio, cerca de 3 - 5%. Árgon não é capaz de proteger da humidade, sujidade e outros aditivos que podem aparecer na superfície das peças soldadas no fundido de metal. Oxigénio também reage com impurezas nocivas, por meio de que eles ou queimar ou compostos resultantes flutuam à superfície da piscina fundido. O uso de oxigênio - uma boa maneira de lidar com porosidade de solda.

Propriedades de solda de alumínio

Modos de soldadura TIG de alumínio

Quando aquecida em película de alumínio refractária surge sua superfície. Durante a soldadura, com polaridade inversa ou usando o filme da fonte de corrente alternada pode ser destruída. Quando a parte de alumínio tem uma carga positiva quando a soldagem com iões de polaridade inversa árgon bombardeiam a superfície de alumínio, destruindo a película de óxido. Neste caso, árgon já está agindo gás não meramente protectora, e o plasma é electricamente condutora, o que simplifica e melhora a soldadura.

Durante a soldagem AC processo semelhante ocorre quando a parte de alumínio é o cátodo.

Características soldagem de cobre

soldagem TIG de modo cobre

Cobre reage prontamente com o oxigénio para formar óxido de cobre. Isto leva ao fato de que a costura obtido heterogêneo e durável o suficiente. Um problema ainda maior é que o óxido de cobre resultante reage com o hidrogénio contido no ar, formação de vapor de água, que tende a quebrar para fora e as formas dos poros na costura. É por isso que a protecção exigida pela zona de soldadura de argônio.

Argon soldagem a arco: as vantagens e desvantagens

Tal como acontece com qualquer processo de soldadura em atmosfera de árgon tem as suas próprias vantagens e desvantagens que são associados com a tecnologia e dispositivos utilizados.

Os benefícios incluem:

  • Proteção da solda com argônio do ambiente. Isso fornece uma conexão forte, sem poros e impurezas.
  • O metal é aquecido um pouco, a região de aquecimento é muito pequena, por isso, é fácil de soldar a estrutura da peça de trabalho complicado, sem medo de mudar a sua forma.
  • Soldagem de metais e ligas que não pode cozinhar qualquer maneira.
  • A relativamente rápida execução de obras, graças ao arco de alta temperatura.

desvantagens:

  • É um equipamento complexo que requer ajuste fino.
  • A complexidade relativa de soldagem, o que requer experiência e habilidade.

Soldadura de árgon bom que fornece a costura de alta qualidade, com a mesma profundidade de penetração. Isto é muito importante quando se solda metálica fina com acesso a partir de apenas um lado, por exemplo, tubos de topo orbitais. Incidentalmente, quando a soldadura de metal não ferroso da pequena espessura do arame de soldadura pode ser omitido.

Soldagem de argônio: video - instrução


Like this post? Please share to your friends: